CMCOCULAR - OFTALMOLOGIA - AVENIDA PAULISTA / BELA VISTA, SP

(11) 3889-7686(11) 94350-4606

Estudo aponta que distúrbios do sono predispõem ao glaucoma

Uma pesquisa recém-divulgada pelo British Medical Journal (BMJ) revela que os distúrbios do sono aumentam o risco de glaucoma, maior causa de cegueira definitiva no mundo.

Sexta, 25 de novembro de 2022


A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 40% da população global tem alguma alteração no sono. O mais grave é que o glaucoma geralmente surge a partir dos 40 anos e por isso é uma doença em ascensão no Brasil - a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que, hoje, 40% dos brasileiros estão nesta faixa etária. Em 2040 a projeção é que 52% da população tenha 40 anos ou mais. O estudo que sustentou a pesquisa divulgada pelo BMJ foi realizado com 409.053 participantes de 40 a 69 anos, por pesquisadores do UK Biobank, maior banco de dados genéticos e de saúde do Reino Unido.

O glaucoma degenera as células fotossensíveis da retina e do nervo óptico causada pelo aumento da pressão interna do olho. Esta elevação ocorre por uma falha no escoamento do humor aquoso, líquido que é produzido constantemente e preenche o globo ocular. Os distúrbios do sono desregulam a produção da adrenalina e do cortisol, hormônios que nos mantêm em estado de alerta, e da melatonina, hormônio indutor do sono; sendo assim, elevam a ansiedade e a depressão, importantes gatilhos do aumento da pressão intraocular e da pressão arterial, fatores de risco para o agravamento do glaucoma. Por isso, se você apresenta algum distúrbio de sono, além de buscar ajuda para corrigir esse problema, deve acompanhar a saúde de seus olhos com um oftalmologista.

Engana-se quem pensa que dormir 12 horas é bom para a saúde. Os pesquisadores do UK Biobank concluíram na pesquisa que o sono longo e a insônia aumentam em 13% o risco de glaucoma - a pesquisa aponta que o ideal para a saúde é dormir entre 6 e 7 horas/dia.

Pessoas com histórico familiar de parentes com glaucoma podem desenvolver a doença. Em 90% dos casos, é de ângulo aberto, considerado crônico, mais frequente entre afrodescendentes e totalmente assintomático. Por isso, muitos descobrem o glaucoma em estágio avançado, o que requer uso constante de colírios para manter a pressão intraocular sob controle. Pode ocorrer o glaucoma de ângulo fechado, caracterizado por uma forte dor súbita, vermelhidão, náuseas e vômito. É mais frequente em asiáticos que tem a câmara anterior do olho mais estreita, altos míopes e usuários de medicamentos que dilatam a pupila.

Prevenção

Orientações para quem tem glaucoma ou casos na família:

· Pratique exercícios aeróbicos como natação, caminhada, corrida pelo menos três vezes na semana;

· Beba água com moderação;

· Evite tocar o bico dosador do colírio nos olhos;

· Use apenas uma gota de cada colírio;

· Evite tocar instrumentos de sopro;

· Mantenha a glicemia sob controle;

· Faça o acompanhamento da pressão arterial;

· Controle as noites de sono;

· Desligue seus equipamentos à noite;

· Não adie a cirurgia de catarata. Ela pode melhorar seu sono e te livrar dos colírios.

Mantenha suas consultas de rotina em dia, consulte o oftalmologista periodicamente.

Fonte: Portal da Oftalmologia


voltar