CMCOCULAR - OFTALMOLOGIA - AVENIDA PAULISTA / BELA VISTA, SP

(11) 3889-7686(11) 94350-4606

Adaptação às lentes de contato

Saiba porque os maus hábitos de consumo dos brasileiros prejudicam o processo de adaptação.

Sexta, 21 de outubro de 2022


Segundo dados da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC) apenas 1% dos brasileiros são usuários de lentes de contato. Se compararmos à Europa e EUA o índice é muito baixo e os especialistas apontam que os hábitos de boa parte dos brasileiros dificultam a adaptação de quem tenta utilizar o produto. Alguns exemplos como não lavar as mãos ao manusear as lentes, tomar banho usando as lentes de contato e a má higienização são fatores que dificultam a adaptação.

O uso de lentes de contato sem indicação médica também é um fator que gera bastante preocupação e salientamos que consultar um oftalmologista é indispensável, pois o médico é quem definirá se o paciente está apto para o uso, além de indicar o tipo correto de lente, tamanho e curva adequada para cada caso.

O Dr. Ivo Lucci Filho, oftalmologista responsável pela CMCOcular, informa nessa postagem os principais itens para o uso correto das lentes de contato:

- Utlilizar as lentes pelo tempo determinado pelo médico

- Higienizar muito bem as mãos que devem estar secas antes de tocar nas lentes

- Tirar as lentes para dormir (a não ser que seja recomendação médica mantê-las)

- Descartar as lentes conforme indicado pelo fabricante

- Armazenar as lentes corretamente em estojo higienizado e próprio para esse fim, sempre com uso da solução adequada para lentes de contato


voltar