CMCOCULAR - OFTALMOLOGIA - AVENIDA PAULISTA / BELA VISTA, SP

(11) 3889-7686(11) 94350-4606

Seus olhos precisam de atenção constante

Desde o início da pandemia, consultas ao oftalmologista tiveram a maior queda entre todas as especialidades oferecidas pelo SUS

Segunda, 03 de janeiro de 2022


Além das sequelas deixadas pela Covid-19, os prejuízos à saúde como um todo neste período de pandemia são bastante significativos. A interrupção de tratamentos trouxe consequências a pacientes com cardiopatias, em tratamento contra o câncer e muitos outros problemas, e que levarão tempo para serem revertidas. Outra área seriamente afetada tem recebido relativamente menos atenção – mas que tem no mínimo tanta importância quanto – é a de tratamentos oftalmológicos.

Um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a partir de dados do Sistema Único de Saúde (SUS), mostrou que houve grande queda dos atendimentos, entre consultas e cirurgias, chegando à marca de 74% de redução nos piores meses da pandemia em 2020. Até julho de 2021 houve uma certa retomada no ritmo de atendimentos e na realização de procedimentos cirúrgicos, e o número foi 29% maior que o mesmo período de 2020, mas o resultado foi ainda bem distante do registrado em 2019, antes da pandemia.

Os problemas oftalmológicos talvez não tenham junto à maioria das pessoas o mesmo apelo de urgência que outras questões de saúde podem inspirar, mas para os olhos vale o mesmo princípio fundamental aplicável a toda e qualquer doença: quanto mais cedo é feito o diagnóstico, mais rápido, simples e eficiente pode ser o tratamento. Quem adia a visita ao oftalmologista se expõe ao risco de doenças como glaucoma, catarata ou ao agravamento de retinopatia diabética, por exemplo. A interrupção dos exames e consultas durante o início do período da quarentena afetou um número considerável de pessoas, cujos tratamentos para doenças oftalmológicas certamente serão mais complexos.

Embora estejamos vivendo um novo aumento do números de casos de COVID em razão da variante ômicron, o avanço da vacinação ainda oferece condições para que não só os tratamentos oftalmológicos, como os de toda e qualquer doença voltem à normalidade. Com a proteção proporcionada pela vacina, além do uso de máscara e da higienização frequente das mãos, as consultas se tornaram muito mais seguras. Tratamentos oftalmológicos, se adiados, causam danos ao aparelho da visão que podem se tornar irreversíveis.

Marque sua consulta. Sua saúde ocular merece contínuo cuidado.

Fonte: Revista Veja


voltar